sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A tradição do Chá de Bebê

Como surgiu a tradição de fazer a festa do Chá de Bebê.

Não se sabe exatamente de onde ou como surgiu esta tradição e o nome deste evento, mas existe opinião de que o nome Chá de Bebê (ou Chá de Cegonha) surgiu devido à verdadeira paixão, ou a necessidade nata das mulheres de se reunir para bater um papo "entre as meninas" e tomar um chazinho, para que a conversa se torne mais descontraída.

Brasil não é único país onde existe o costume de organizar esta festa de boas-vindas ao bebê. Por exemplo, nos EUA, Canadá e alguns outros países este evento é chamado de "Baby Shower",ou seja, um evento onde bebê recebe atenção, carinho e presentes como se tudo isso saísse de um chuveiro.



Diversos nomes brasileiros para esta festa.

Mesmo no Brasil este evento não tem um único nome. Independentemente do nome: Chá de bebê, Chá de Cegonha, Chá de Fraldas, Chá de Berço ou qualquer outro, ele sempre é dedicado à chegada de um novo membro da família, ou, quem sabe, mais de um. Cada mãe ou família que aceita fazê-lo, espera que ele seja muito bem organizado e muito bem lembrado.

Independente do nome, o principal objetivo é proporcionar um apoio emocional dos amigos à futura mamãe e presenteá-la com os itens que ainda faltam para o enxoval do bebê, mesmo que ela não seja mamãe de primeira viagem. Inicialmente, somente as mães de primeira viagem organizavam este evento, mas atualmente, cada novo começo de vida pode ser comemorado com este evento tão especial.

Alias, as grávidas podem organizar mais de um Chá de Bebê para mesmo bebê, principalmente se elas têm muitos grupos de amigos, por exemplo: um Chá para colegas de trabalho e outro para amigos mais íntimos e familiares.
Modelo Trouxinha Bebê

Particularidades do Chá de Fraldas.

Chá de Fraldas pode ser conciderado como uma variação especial da festa de Chá de Bebê, onde os presentes preferenciais são as fraldas.

Como algumas coisas do enxoval são muito pessoais e dependem muito do gosto de cada pessoa, pode ser interessante fazer o tal de Chá de Fraldas. Mas ele pode não ser obrigatoriamente só de fraldas, você pode incluir os itens para cozinha, banho e higiene. Normalmente o pedido do presente é indicado no próprio convite Chá de Fraldas, normalmente indicando o tamanho exato e relação das marcas desejadas.

Para ler dicas sobre como fazer seu Chá de Bebê de maneira divertida, clique aqui.

Nenhum comentário: