sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Marketing Olfativo - O aroma fazendo diferença no seu negócio


Os objetivos do marketing olfativo vão desde estimular a concentração e aumentar a produtividade do funcionário até proporcionar um ambiente acolhedor e agradável aos seus clientes.


Além dos estímulos visuais, auditivos, táteis e gustativos, capazes de criar um diferencial emocional em qualquer ambiente, seja loja, escritório ou clínica, a estratégia do momento é conquistar o cliente pela emoção olfativa.

O olfato pode até parecer o sentido menos desenvolvido, mas é importante observar que podemos sentir dez mil cheiros diferentes, ao passo que o paladar, considerado muito mais desenvolvido, pode avaliar somente quatro gostos diferentes: doce, salgado, azedo, amargo.

Muitos países já utilizam o marketing olfativo como estratégia para atrair consumidores e criar uma relação de compra emocional.

Diversos estudos realizados demonstraram que o comportamento das pessoas em relação aos produtos aromatizados é mais favorável do que aqueles relativos aos produtos sem fragrância. Uma experiência comparou o efeito da aromatização de espaços com a utilização da música e concluiu que enquanto a música pode aumentar em quatro por cento as vendas, os cheiros podem fazê-las subir até 18 por cento.

Muitas empresas já estão utilizando a aromatização de ambientes para melhorar o bem-estar de todos os envolvidos no negócio: clientes, funcionários, parceiros e fornecedores. Os objetivos vão desde estimular a concentração e aumentar a produtividade do funcionário até proporcionar um ambiente acolhedor e agradável aos seus clientes e todos que circulam pelo ambiente.

Para aplicar o marketing olfativo no seu negócio é importante conhecer bem o perfil do seu cliente e pedir o auxílio de um especialista para escolher o aroma adequado.

É importante destacar que a aromatização de ambientes não serve apenas para deixar um cheiro bom no local. Além de neutralizar odores ruins e criar um ambiente agradável, a aromatização trabalha positivamente a percepção olfativa do cliente.

Objetivos da aromatização de ambientes:
  •  Criar uma identidade olfativa;
  •  Criar um vínculo emocional com o cliente;
  •  Agregar valor e diferencial da concorrência;
  •  Melhorar o humor dos clientes e funcionários;
  •  Aumentar a atenção de todos os envolvidos;
  •  Proporcionar bem-estar e relaxamento;
  •  Deixar o ambiente agradável e acolhedor;
  •  Criar uma atmosfera sofisticada, valorizando o negócio;
  •  Criar um ambiente alegre e descontraído;
  •  Estimular a vontade do cliente em consumir/entrar na sua empresa;
  •  Aumentar a vontade de permanência do cliente na empresa;
  •  Acabar com os cheiros desagradáveis, que podem incomodar os clientes.

É preciso cuidado na hora de escolher o aroma ideal para o seu negócio. Uma escolha errada pode tornar o ambiente desagradável, causando mal-estar, desconforto e repugnância nas pessoas. E o que era para ser uma estratégia de vendas acaba virando um desastre.

Para inserir o marketing olfativo na sua empresa é importante pensar estrategicamente e fazer uma escolha planejada. O ideal é procurar um especialista; mas caso isso não seja possível, o mercado oferece várias opções interessantes, como difusores elétricos, de varetas, em spray, em esferas ou anéis de cerâmica, sachês, entre outras. 

Faça uma pesquisa em diversos lugares, sinta os aromas mais indicados para o seu negócio e converse com especialistas no assunto para que o cheirinho da sua empresa proporcione uma experiência sensorial positiva para todos os envolvidos no seu negócio. ;)



Nenhum comentário: